Wednesday, October 18, 2006

O grande dia
Tudo com todas as letras

Cerca de um ano após terem tido a idéia de executar o projeto do livro “Não, ela não parece. A vida é uma festa”, Beta, Ferdi, Lili e Sam finalmente chegaram a um resultado final consideravelmente satisfatório. Todos os textos já estavam prontos e editados, bem como a capa e o encarte de fotos. Era preciso agora entrar numa etapa mais técnica: a impressão dos livros, que desde o princípio, se apresentou como um dos momentos mais difíceis do processo, já que nenhuma das quatro entendia do assunto.
Após fazerem um levantamento de preços em algumas editoras, Sam levou o produto para uma gráfica de Fortaleza. Como ninguém estava certa de que o livro havia sido formatado de modo ideal para a impressão, acharam melhor imprimir apenas um livro de teste. Assim foi feito e alguns problemas surgiram. A resolução das fotos utilizadas na capa – feita por um diagramador profissional, colega de trabalho de Lili – estava baixa e, após ser impressa, a capa acabou se deformando.
Como tinham pressa em finalizar logo o projeto, Ferdi convocou seu cunhado Salun Marvim que, apesar da pouca idade (16 anos) entende de tudo um pouco, informaticamente falando. Em algumas horas, com palpites de Ferdi e sua irmã Paula, Salun executou aquela que seria a capa final do livro. Assim que concluíram o trabalho, reenviaram para Sam que retornou à gráfica.
Dessa vez, sem maiores dramas, os dez únicos exemplares de “Não, ela não parece. A Vida é uma festa” foram impressos: um para cada uma delas, um para cada titã e uma para Fred (afinal, sem ele, muitas das histórias relatadas não teriam tido final feliz).
Livro pronto, fim dos problemas, certo? Errado. Agora vinha à tona o impasse da data de entrega dos livros. De um lado, um show à vista (o Rock Festival, em Belo Horizonte) onde estariam reunidas Beta, Lili e Ferdi. De outro, o receio de mandar os livros de Fortaleza para BH e eles serem extraviados pelo Correio.
Sem chegarem a nenhuma conclusão, as quatro amigas ficaram resignadas, como quem espera um milagre. E ele aconteceu.
A junção: promoção de passagens da Gol + show do Chico Buarque em São Paulo + show do Cordel do Fogo Encantando em Belo Horizonte + encontro de Lili, Beta e Ferdi na capital mineira, motivou a ida de Sam para o sudeste.
E o que parecia improvável aconteceu. No mesmo dia, 26 de agosto de 2006, Ferdi, Beta, Lili, Sam, Paulo, Tony, Charles, Branco e Britto estiveram todos na mesma cidade.
Antes, porém, muitas confabulações (como em todas as histórias registradas naquele livro).
Beta, sua mãe Ruth e seu namorado Robinson chegaram em Belo Horizonte no dia anterior e se hospedaram num hotel. Sam, que primeiro passou por São Paulo, chegou em Minas na manhã de sábado e foi resgatada na rodoviária por Ferdi e sua mãe, já que ia se hospedar na casa delas. E, em um terceiro ponto da cidade, Lili estava incumbida da missão do dia: ligar para o Fred.
Com o telefonema, as meninas pretendiam saber a que horas os Titãs deixariam a cidade no dia seguinte ao show. Para que, assim, elas pudessem ir ao hotel levar os livros. A tensão era grande afinal nada podia dar errado depois de tanto esforço.
A conversa de Lili com Fred, porém, fez com que os planos inicias fossem alterados. Além de confirmarem que os Titãs não estavam no mesmo hotel de costume, o Mercure, e sim no Ouro Minas, souberam ainda que os Titãs estariam mais disponíveis na chegada ao hotel que, naturalmente, aconteceria dali a poucas horas.
Eram cerca de 11 da manhã. Lili ligou para Ferdi e Sam, que ligaram para Beta e em pouco tempo o plano B foi traçado: às 14 horas na porta do Ouro Minas.
Ferdi e Sam convocaram Wally para participar da missão. Ele, o amigo paulista que havia dado o maior apoio ao projeto, por mais uma daquelas coincidências do destino, também estava em Belo Horizonte naquele fim de semana e, no horário marcado, estava com as duas na porta do hotel, de mala e tudo.
O trio observava atentamente cada carro que se aproximava acreditando que pudessem ser os Titãs, ou Lili, ou Beta, ou qualquer outro artista que pudesse estar li em função do festival.
Mas eles observavam tão atentamente que não viram quando Beta, Ruth e Robinson chegaram ao Ouro Minas, entraram e se instalaram no saguão. Lá dentro, o outro trio viu que Charles Gavin e Tony Bellotto já estavam por ali, almoçando. Ligaram, então, para Ferdi e Sam, a fim de apressá-las. Quando as meninas disseram que estavam lá na porta, Beta as fez entrar depressa. Entraram. Wally, Ferdi, Sam e os livros (!!!), os protagonistas daquela tarde.
Acharam mais conveniente não interromper a refeição dos ídolos e preferiram ficar todos sentados por ali – se comportando naturalmente, como se fossem hóspedes – esperando o fim do almoço e a chegada de Lili, que aconteceu poucos minutos depois.
Enquanto as quatro comemoravam o fato de estarem juntas pela primeira vez, tiravam fotos e lambiam a cria (o livro!) viram uma van se aproximando da portaria do hotel. Dela saíram Lee, Emerson, Fred, Branco e Britto. Os fatores saguão gigantesco mais a multidão de pessoas que havia ali (além dos hóspedes, estava acontecendo um congresso de Psicologia) quase impediu o encontro entre fãs e ídolos, já que os músicos se dirigiram rapidamente para o elevador.
Mas uma ajuda de mãe (literalmente) salvou o momento. Ruth rapidamente passou por todos, inclusive pelos seguranças e intimou Britto a ir falar com as meninas. Ele se aproximou sério – como sempre – e a tensão aumentou. Durante o período de produção do livro, as quatro sempre tentavam imaginar como seria a reação de cada titã ao receber o projeto. Mas nunca conseguiram chegar a uma conclusão sobre como seria a reação de Britto, o homem enigma.
Beta, que tem Britto como seu titã preferido, foi quem fez a entrega, enquanto as outras explicavam do que se tratava aquilo. E a primeira grande emoção do dia aconteceu naquele momento. Britto folheava o livro e repetia coisas como “Sensacional!”, “Não acredito que vocês fizeram isso”, “Vocês conseguiram fazer um livro de verdade”. Emocionadas com as palavras de Britto, as meninas contaram que ele era o primeiro a receber, já que os outros estavam almoçando. “O quê? Não acredito que aqueles babacas ainda não viram isso”, hostilizou o tecladista com um sorriso no rosto.
Depois deste momento, ele subiu para guardar suas malas e voltou rapidamente para se juntar a Tony e Charles, trazendo em suas mãos, o livro. Em seguida, Branco também desceu e sentou-se à mesa com os amigos.
Pela seqüência de cenas que vieram depois, as meninas deduziram que Britto explicou o projeto aos amigos durante o almoço, e eles decidiram vir um de cada vez até as fãs, para receber o presente.
O segundo a aparecer foi Tony. Mais simpático impossível, ele fez sua declaração de amor aos livros, elogiou o trabalho e a cara de “livro profissional” que “Não, ela não parece. A vida é uma festa” tem, posou para fotos e, para a surpresa geral, exigiu que as meninas autografassem seu exemplar. Mais um momento de êxtase, afinal não é todo dia em que se dá autógrafos para seus ídolos.
Enquanto tentavam falar com as fãs, Tony era atacado por psicólogas que participavam do tal congresso. Mas Lili, Beta, Ferdi e Sam não se preocupavam em disputar a atenção, pois perceberam que o Tony estava realmente mais interessado no que elas tinham a dizer do que nos ataques das fãs por um dia.
Depois de Tony, quem veio receber o livro foi Branco. A princípio ele achou que o livro havia sido lançado de verdade (que estava à venda e tudo mais) mas, com a ajuda de Wally e Ruth, as fãs trataram de explicar que as únicas pretensões era homenagear os ídolos.
Branco também foi atacado pelas psicólogas, bem como Charles que veio logo em seguida (e as meninas se perguntavam por que elas não iam atacar o Chorão que havia acabo de chegar ao hotel e se juntava aos Titãs no almoço. Tudo bem, elas também nunca atacariam o Chorão).
Charles já chegou chegando. Abraçando e beijando as fãs e declarando de maneira enfática: “Eu sei do que vocês são capazes intelectualmente”. Depois algumas perguntas, prontamente respondidas pelas fãs, o baterista também exigiu autógrafos e reclamou porque não havia data na contra-capa do livro. Ele mesmo pegou uma caneta de registrou, 26/08/2006, enquanto dava uma bronca nas fãs: “vocês ainda não dão valor às datas, mas um dia darão”. Como conhecem o interesse de Charles por astrologia, as fãs ainda comentaram com ele o caso Plutão, que havia sido rebaixado no dia anterior. Ele, sempre muito bem informado, tratou logo de esclarecer que os escorpianos não ficaram sem planeta regente, pois também são regidos por Marte.
Como estavam com hora marcada, as meninas perceberam que não poderiam estender o papo e perguntaram por Paulo, que ainda não havia aparecido. Charles não soube dizer onde estava o amigo, então elas acharam melhor deixar com ele os exemplares de Miklos e de Fred, que também estava desaparecido (alguns shows depois elas puderam confirmar que Charles fez a entrega).
Saíram do hotel com a deliciosa sensação de missão cumprida e de forma muito mais satisfatória que a sonhada. Aqueles momentos estavam registrados eternamente nas inúmeras câmeras fotográficas – inclusive pelos cliques profissionais do fotógrafo Élcio Paraíso, namorado de Lili – e, principalmente, no filme da memória de cada uma delas.
Depois daquelas horas de fortes emoções, Ferdi e Beta seguiram para o Mineirão onde aconteceria o Rock Festival, com a participação, claro, dos Titãs. Lili e Sam marcaram um encontro para mais tarde, na Praça da Estação, onde assistiram à apresentação do Cordel do Fogo Encantado.
A comemoração pelo feito aconteceu mesmo no dia seguinte no restaurante Parrila Del Mercado, onde saboreando muitas frutas da estação (piada interna), Beta, Ferdi, Lili e Sam, acompanhadas de pessoas muito especiais, tiveram a certeza de que não, a ela não parece, a vida é uma festa!

“Tudo com todas as letras” - Palavras - (Õ Blesq Blom - 1989)

1 Palavras:

Anonymous Anonymous said...

Meninas!
Primeiro comentário meu aqui!rs

Mas acho q vcs 4 já sabem o quanto eu adorei a idéia do livro!(A Sam e a Ferdi pelo menos já sabem!)

Já li todo ele! esse post com a história da entrega ficou muito legal tb!
Aguardo os proximos posts de vcs!

Beijinhos e parabéns!!

10:15 PM  

Post a Comment

<< Home